Inclusão
INCLUSÃO
O CPMG - Polivalente Modelo Vasco dos Reis promove a justiça  trabalhando a Inclusão.

INCLUSÃO X EDUCAÇÃO

Na escola inclusiva professores e alunos aprendem uma lição que a vida dificilmente ensina: respeitar as diferenças. Esse é o primeiro passo para construir uma sociedade mais justa.

A nova política nacional para a Educação Especial é taxativa: todas as crianças e jovens com necessidades especiais devem estudar na escola regular. Desaparecem, portanto, as escolas e classes segregadas.

O momento atual é de construção e a inclusão na sala de aula está sendo aprendida no dia a dia, com a experiência de cada professor.

O que é inclusão?

É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar experiências e conhecimentos com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas sem exceção, sendo ele um estudante com deficiência física, hiperatividade, altas habilidades, os que têm comprometimento mental e qualquer  transtorno global.

Inclusão é interagir com o outro.

Como o CPMG trabalha a inclusão?

De acordo com o decreto 6.571, de 17 de setembro de 2008, o Estado deve oferecer apoio técnico e financeiro para que o atendimento especializado esteja presente em toda a rede pública de ensino, sendo assim, a Secretaria Estadual de Educação disponibiliza professor de apoio à inclusão, intérprete de Libras, Braille e equipe multiprofissional para trabalhar juntamente com os professores regentes, mediante o laudo médico do aluno com necessidade educacional especial.

Os professores de apoio à inclusão auxiliam o trabalho do professor regente, fazem acompanhamento individual durante as avaliações bimestrais, planejam atividades para potencializar as habilidades individuais não fugindo do tema da aula, que é comum a todos os alunos, mas o adapta da melhor forma possível para que o aluno consiga acompanhar o desenvolvimento do restante da classe.

O CPMG-PMVR valoriza a cultura da diversidade e nos permite construir uma escola de qualidade.

A cultura da diversidade é um processo de aprendizagem permanente, onde TODOS nós devemos aprender a compartilhar novos significados e novos comportamentos de relações entre as pessoas.

Trabalhar a inclusão é educar partindo  do respeito à diversidade como valor ao próximo.

Professora Lorena Rezende Oliveira

Pedagoga/Psicopedagoga/Esp. Educação Inclusiva